quinta-feira, 21 de julho de 2011

O fecho da vovó – porta-agulhas revisitado

Quando eu tinha por volta de 3 anos de idade, meus avós maternos passaram a morar conosco (mamis, papis e eu).
E como minha vó foi costureira e arteira a vida toda, sempre convivi com linhas, lãs, agulhas, etc... Uma das coisas que eu achava mais legais naquela época era um estojinho que minha vó tinha onde ela guardava as agulhas de crochê. Esse estojinho tinha o famoso fecho da vovó e existe até hoje, mas está totalmente detonado:
Por isso, quando vi esses "fechos da vovó" à venda na Mega Artesanal, não resisti e comprei 3, mesmo sem nunca ter usado... Na hora achei que 3 tava de bom tamanho, pq era caro (R$ 4,00), mas agora olho pra eles e vejo tantas coisas pra fazer... mas enfim, não adianta chorar pelo leite derramado!
Esses fechos vão virar 3 novos porta-agulhas de crochê, uma revisitação do antigo porta-agulhas da minha vó...
Eu li diversos blogs e sites que ensinam como colocar esse fecho, e resolvi fazer assim:

1) Seguindo os ensinamentos da Amoreira, risquei o contorno do fecho, bem certinho, pelo lado de fora, em uma folha de papel e acrescentei em toda a volta 0,75 cm (que é a margem de costura)... esse vai ser meu molde, para cortar as curvas da parte de cima do meu porta-agulhas, já com as margens de costura.
A partir desta parte de cima, continuei o molde dando o formato que eu queria (comprido o suficiente para caber as agulhas de crochê e uma tesourinha)... Você pode fazer do jeito que achar melhor: arredondado, mais curto, mais comprido, mais largo, etc... as possibilidades são muitas!

2) cortei os tecidos usando o molde de base, e no tecido que ficará por fora colei a manta (para isso usei a cola spray temporária, da TEC, que eu amo e não vivo sem – isso é muito sério!):

3) eu personalizo todas as minhas peças com uma etiqueta com minha marca... então, se você também utiliza, essa é a hora de colocar sua etiqueta... para quem tiver interesse, neste site Patchwork Pottery tem um passo a passo, em inglês, bem detalhado... e há um mês mais ou menos, a mesma técnica foi ensinada na coluna impressa do Baú de Idéias do jornal ANotícia.

4) Etiqueta costurada, é hora de costurar a parte de fora e o forro separados. Junte as duas partes direito com direito (cada um na sua) e passe uma costura reta nos lados e no fundo, deixando toda a volta onde ficará o fecho aberta.
Não esqueça de deixar uma pequena abertura no forro para desvirar (aconselho que seja em um dos lados ou no fundo).

5) Partes costuradas. Desvire a parte com manta, e coloque as duas partes direito com direito e costure a parte de cima de lado a lado. Devire todo o trabalho, feche a abertura com pequenos pontinhos invisíveis.

6) Para ficar mais fácil na hora de encaixar o fecho, faça uma costura reta bem próxima à borda na parte de cima (que ficará para dentro do fecho).

7) Agora, para encaixar, é muito simples: coloque as aberturas dentro do fecho, e quando estiver bem retinho e encaixado vá dando batidinhas com um martelo pela parte de dentro para prender. Sim, com o martelo. Não tenha dó da bolsinha, vai dar tudo certo! Infelizmente esqueci de tirar foto desta parte, mas não tem mistério!

Pronto!
Agora mamis, vovis e eu já temos porta-agulhas de crochê novinhos em folha!
Amei, amei!

Para quem se interessou, vi que este site Peçalândia Bijoux tem várias peças legais, inclusive os tais fechos. Mas nunca comprei lá, e não sei como é o atendimento. Estou apenas citando uma loja virtual onde você pode achar o produto, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!