sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Encapando cadernos e agendas com tecido


Há tempos venho pensando em encapar o caderninho que uso para anotar as coisas do Eve Artes com tecido... é um caderno da coleção do Crepúsculo, lindo, que eu comprei porque me apaixonei pela lata que eles vieram, masssss, todo mundo que vê esse caderno faz algum comentário, e, como não sou mais adolescente (faz tempo!), isso vinha me incomodando...
  
A decisão definitiva de encapar veio quando bati o olho na agenda que a empresa deu para os funcionários este ano... não vou negar que achei ela bem feinha, mas como gosto é gosto, entendo que se tenha optado para algo bem sóbrio... mas definitivamente não me agradou!


Quando olhei para ela tive a certeza de que precisava tomar uma providência!
Assim, fiz um “dois em um” e encapei o caderno e a agenda com tecidos da mesma coleção, que recebi do Clube do Pano no início deste mês! Depois que tirei as fotos me empolguei e encapei também o "livro caixa" do Eve Artes... por isso no final vocês verão 3 cadernos encapados.

Então, se você também ganhou uma agenda sem graça da sua empresa, esse post é a solução. Vamos lá?

Antes de mais nada, vou esclarecer que não sou perita no assunto e esse é o meu método! Todos os cadernos encapados com tecido à venda na loja virtual do Eve Artes são feitos assim... Sinta-se à vontade para fazer suas adaptações.

Você vai precisar:
- um caderno ou agenda brochura (já fiz com cadernos de espiral, mas depois de encapado é preciso furar a capa novamente para passar o espiral. Se você tiver um crop-a-dile, será fácil, se não tiver, fica bem complicado);
- tecido em tamanho suficiente para a capa e contracapa, com sobra de mais ou menos 1,5 cm em meio em todos os lados;
- uma folha de cartolina;
- cola branca;
- termolina leitosa;
- pincel;
- um pedacinho de tecido ou uma espátula de plástico;
- você também pode usar o fio de cabelo (essa ferramenta de madeira, usada em cartonagem e scrapbook), mas não é imprescindível.


Passo 1:
Primeiro corte todos os tecidos no tamanho da capa, sobrando mais ou menos 1,5 cm dos lados para virar para dentro. Eu faço meio no olhômetro, porque já estou bem acostumada a encapar deste modo.
Depois, corte a cartolina. Ela vai servir para esconder as sobras do tecido por dentro. Esse é o princípio dos cadernos comprados, certo? Abra seu caderno e repare: o papel que cobre a capa vem para dentro e é “escondido” com outro papel, geralmente branco. Vamos fazer o mesmo, porém com o tecido e a cartolina.
Assim, o pedaço de cartolina tem que ser um pouco menor que a capa, algo em torno de 0,5 cm em todos os lados.
Eu me empolguei e cortei a cartolina para o caderno do crepúsculo também... só depois lembrei que o interior era vermelho e não branco. Como não tinha cartolina vermelha, usei uma folha de papel canson.



Passo 2:
Comece colando pela contracapa. Isso evita que você, que ainda não tem experiência, deixe a frente feia... Passe cola, sem lambuzar muito, só o suficiente para colar mesmo... se a capa for plastificada, você vai perceber que a cola vai formando pontos, isso é normal. Passe em tudo e volte passando de novo o pincel para uniformizar. Feito isso, coloque o tecido na posição correta (não esqueça da sobra para virar para dentro) e coloque o tecido, alisando bem com o paninho ou a espátula.


Faça o mesmo com a parte da frente.
Se você quiser colocar um viés (como eu fiz) ou um passa fita, renda, etc., após colar a capa e a contracapa, passe cola no lugar desejado e cole seu fru-fru.
Eu coloquei o viés para esconder a emenda dos tecidos.

Passo 3:
Depois que você já colou o tecido na capa e na contracapa, é hora de colar por dentro.
Primeiro, corte as quinas usando como medida o fio de cabelo ou com a tesoura.
Passe cola primeiro nas laterais, cole e dobre a pontinha da parte cortada.
Após, passe cola na parte de cima, dê um pique no tecido bem perto à lombada e cole, cuidando para ficar bem certinho na quina.
Faça este passo na capa também.




Passo 4:
Agora que você já colou o tecido para dentro, pode colar a cartolina por cima.
Aqui o único segredo é cuidar para que a cartolina tampe tudo, parecendo que o caderno já veio encapado com tecido da loja.

Passo 5:
Por último, corte o tecido que sobrou na lombada, deixando o suficiente para colocar pra dentro. Passe cola e com a pontinha da tesoura empurre para dentro da lombada.


Passo 6:
Agora que o caderno já está totalmente encapado, passe termolina por toda a parte de fora, e deixe o caderno aberto com a capa virada para cima por 24 horas.
Após, ele estará impermeabilizado e você pode começar a usar!


Pronto!


Gostou??? Agora já pode comprar aquele caderno feio e deixar ele lindo, lindo com um tecido maravilhoso!

6 comentários:

  1. adorei *_* só nao sei onde posso comprar a termolina :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A termolina leitosa pode ser adquirida em qualquer loja de materiais para artesanato ou de tintas.
      Mas, existe também tutoriais na internet que ensinam a fazer termolina caseira com álcool e cola branca.
      Um abraço, Eve.

      Excluir
  2. Eu encapei a minha agenda 2013, ficou magnifica! Ótima idéia!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoreiii ficou ótimoo parabéns pela ideia, vou tentar fazer..*-*
    beijoss
    http://subliamr-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. qual a cola q vc cola a cartolina ou no caso do papel canson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacira... é tudo com cola branca (tenaz ou similar).
      ;-) Eve.

      Excluir

Comente!