sábado, 30 de julho de 2011

Testando novas técnicas

De tempos em tempos sinto necessidade de aprender novas técnicas... E sempre acabo fazendo um novo projeto de tricô e crochê, já que não domino estas artes, e os projetos me ajudam a testar novos pontos, novas formas, etc.
Por isso, desde que fiz meu porta-agulhas de crochê voltei com tudo às agulhas: comprei agulhas novas, várias linhas diferentes, e fiz vários quadradinhos de crochê (ou granny squares, como são conhecidos)...
Mas ontem, passeando pelo Ravelry, encontrei o projeto perfeito que já botei em prática e estou na metade: uma bolsa de crochê para carregar meu tapete de yoga para as aulas.
Acabei não me atendo muito ao projeto que encontrei e fui fazendo meio do meu jeito... e estou amando o resultado!
Assim que ele estiver pronto, posto aqui as fotos e explico como eu fiz.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O fecho da vovó – porta-agulhas revisitado

Quando eu tinha por volta de 3 anos de idade, meus avós maternos passaram a morar conosco (mamis, papis e eu).
E como minha vó foi costureira e arteira a vida toda, sempre convivi com linhas, lãs, agulhas, etc... Uma das coisas que eu achava mais legais naquela época era um estojinho que minha vó tinha onde ela guardava as agulhas de crochê. Esse estojinho tinha o famoso fecho da vovó e existe até hoje, mas está totalmente detonado:
Por isso, quando vi esses "fechos da vovó" à venda na Mega Artesanal, não resisti e comprei 3, mesmo sem nunca ter usado... Na hora achei que 3 tava de bom tamanho, pq era caro (R$ 4,00), mas agora olho pra eles e vejo tantas coisas pra fazer... mas enfim, não adianta chorar pelo leite derramado!
Esses fechos vão virar 3 novos porta-agulhas de crochê, uma revisitação do antigo porta-agulhas da minha vó...
Eu li diversos blogs e sites que ensinam como colocar esse fecho, e resolvi fazer assim:

1) Seguindo os ensinamentos da Amoreira, risquei o contorno do fecho, bem certinho, pelo lado de fora, em uma folha de papel e acrescentei em toda a volta 0,75 cm (que é a margem de costura)... esse vai ser meu molde, para cortar as curvas da parte de cima do meu porta-agulhas, já com as margens de costura.
A partir desta parte de cima, continuei o molde dando o formato que eu queria (comprido o suficiente para caber as agulhas de crochê e uma tesourinha)... Você pode fazer do jeito que achar melhor: arredondado, mais curto, mais comprido, mais largo, etc... as possibilidades são muitas!

2) cortei os tecidos usando o molde de base, e no tecido que ficará por fora colei a manta (para isso usei a cola spray temporária, da TEC, que eu amo e não vivo sem – isso é muito sério!):

3) eu personalizo todas as minhas peças com uma etiqueta com minha marca... então, se você também utiliza, essa é a hora de colocar sua etiqueta... para quem tiver interesse, neste site Patchwork Pottery tem um passo a passo, em inglês, bem detalhado... e há um mês mais ou menos, a mesma técnica foi ensinada na coluna impressa do Baú de Idéias do jornal ANotícia.

4) Etiqueta costurada, é hora de costurar a parte de fora e o forro separados. Junte as duas partes direito com direito (cada um na sua) e passe uma costura reta nos lados e no fundo, deixando toda a volta onde ficará o fecho aberta.
Não esqueça de deixar uma pequena abertura no forro para desvirar (aconselho que seja em um dos lados ou no fundo).

5) Partes costuradas. Desvire a parte com manta, e coloque as duas partes direito com direito e costure a parte de cima de lado a lado. Devire todo o trabalho, feche a abertura com pequenos pontinhos invisíveis.

6) Para ficar mais fácil na hora de encaixar o fecho, faça uma costura reta bem próxima à borda na parte de cima (que ficará para dentro do fecho).

7) Agora, para encaixar, é muito simples: coloque as aberturas dentro do fecho, e quando estiver bem retinho e encaixado vá dando batidinhas com um martelo pela parte de dentro para prender. Sim, com o martelo. Não tenha dó da bolsinha, vai dar tudo certo! Infelizmente esqueci de tirar foto desta parte, mas não tem mistério!

Pronto!
Agora mamis, vovis e eu já temos porta-agulhas de crochê novinhos em folha!
Amei, amei!

Para quem se interessou, vi que este site Peçalândia Bijoux tem várias peças legais, inclusive os tais fechos. Mas nunca comprei lá, e não sei como é o atendimento. Estou apenas citando uma loja virtual onde você pode achar o produto, ok?

domingo, 17 de julho de 2011

Novos produtos na loja

Olá!
To passando por aqui só pra avisar que tem produtos novos na loja!
Tem dois caderninhos encapados com tecido a pronta entrega, um rosa e roxo e outro de galinhas com fundo amarelo!
E tem também uma carteira de dinheiro e uma bolsa carteira em cartonagem francesa... esses dois são sob encomenda!
Passa lá!
Bjs,

terça-feira, 12 de julho de 2011

O aprendizado da costura

Comecei a costurar e fazer patchwork em janeiro de 2008. Sempre tive vontade de aprender a costurar, e apesar de minha vó (que mora com meus pais) ter 2 máquinas de costura (uma doméstica e outra overlock), ela nunca concordou ou teve paciência de me ensinar a costurar...
Assim, conversando com uma prima, descobri que ela estava fazendo aulas de costura (de roupas) aqui na cidade, e fui atrás de aulas também, mas algo que se adaptasse aos meus horários malucos da época...
Porém, costurar roupa não é a minha cara... até tenho vontade de aprender, mas morro de medo de estragar um tecido bonito. Então, enveredei pelo caminho do patchwork.
Hoje, quando vejo minhas primeiras peças, vejo que a experiência e o aprendizado contínuo me fez encontrar meu caminho e meu "estilo"... realmente, no início, eu não sabia combinar as cores... hoje, tenho paixão pelas cores fortes e misturas diversas, combinações não tão óbvias...
Mas nada veio sem trabalho, boa vontade ou sem pesquisa.
Até hoje faço aulas e procuro sempre me atualizar, penso muito antes de escolher os tecidos (as vezes até demais) e sempre que posso faço as primeiras peças de um novo produto pra mim mesma. Assim posso usar, sentir a utilidade, o que pode - ou deve - ser melhorado, e o modo de fazer as alterações.
Ainda, há pouco mais de um mês comecei a dar aulas para as amigas que desejam aprender a costurar e ter uma nova distração. E esse aprendizado, o do ensino, tem contribuído muito também para a minha evolução como crafter.
Além do que fico super orgulhosa quando uma aluna consegue fazer sozinha o que aprendeu nas aulas... Realmente, algumas coisas não tem preço!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

A epopéia Mega Artesanal e “eu me sinto uma colona”...

Bom, há alguns meses atrás pedi ao meu marido que não me desse presente de aniversário, e sim que fossemos para São Paulo, visitar a Mega Artesanal. Afinal, a Mega é o maior evento do ano para quem trabalha com artesanato.
Pois bem, passagens compradas, hotel reservado e no dia marcado (02.07), acordamos cedinho, deixamos a Paçoquita na casa da vovó e fomos rumo ao aeroporto... A semana toda o tempo estava super feio aqui em Joinville, então as chances do avião decolar eram ínfimas!
Dito e feito: às 08:10 horas da manhã de sábado embarcamos no ônibus que nos levaria até o aeroporto de Curitiba. De lá, pegamos o avião para São Paulo, onde chegamos por volta de meio-dia...
Depois, foi o tempo de largar as coisas no hotel, almoçar e pegar ônibus e metrô para o Centro de Exposições Imigrantes.
Já na Mega, tive a felicidade de conhecer pessoalmente a Cláudia e a Andrea do Superziper... mas fiquei tão nervosa que desembestei a falar, falar, falar... e acabei ficando constrangida... hehehehehe... depois encontramos o Dotan, do Ateliê na TV!
E aí foi procurar novidades... andamos, andamos, andamos... em muitos lugares não conseguimos entrar, em outros tivemos que nos apertar e disputar espaço... por fim, visitamos o estande da Vitória Quintal, que minha mãe e minha vó adoram!...
Porém, meu lado “colona” se manifestou, e era quase 18 horas quando comecei a me sentir agoniada de ficar naquele lugar... de taaaaaaaaaaaaanta gente que tinha, taaaaaaaaaaaaanto barulho, e tudo mais... porque na Mega, tudo é mega: mega fila para entrar nas lojas, corredores mega cheios, mega fila para o banheiro, mega fila para a van, mega fila para o taxi, etc....
No domingo voltamos para o ultimo passeio e estava beeeeeeeeeeem mais tranqüilo... pude ver as novidades em máquinas de costura da Singer, da Brother, da Janome (que particularmente não gostei, acho o preço muito alto), e fiz várias comprinhas que não pude no dia anterior... Minha conclusão é que realmente vale a pena se vc tiver disposição para garimpar, pegar filas, e tiver muuuuuuita paciência!
Confesso que pra mim foi demais... não estava acostumada com esses mega eventos e deixei de ver muita coisa... Joinville é uma cidade tranquila e pacata, e por isso não tive o feeling de andar num lugar gigantesco, com tudo a mão, mesmo com a listinha que tinha feito antes da viagem...
Mas valeu muito! Adorei a viagem, a visita, as novidades, e com certeza ano que vem será muito melhor!!!